Início / Artigos / Identidade Cristã

Identidade Cristã

Que Identidade você está vivendo?

Quando olhamos para a Bíblia, encontramos homens que descobriram a sua melhor identidade, mas, no mundo eles tinham uma identidade que não era a que Deus os chamou para ser.

Moisés: Tinha a língua e a boca pesada, não era um homem de muito falar,

Perante o Mundo Moisés se achava incapaz de falar em publico ou de se expressar da maneira certa,

mas Deus o tornou Líder do povo de Israel, não tinha ideia de como iria fazer, mas foi o homem que Deus usou para libertar o povo do Egito.

Abraão: Era avançado em Idade e sua Mulher era Estéril, a identidade que o Mundo coloca nele é um simples homem velho que dificilmente teria uma descendência com sua própria mulher.

Mas Deus o tornou pai de Multidão de nações. Abraão é conhecido até hoje, por Pai da fé, um dos primeiros Patriarcas.

José: Filho de Jacó, era odiado pelos seus irmãos, foi traído e vendido pelos seus irmãos, e mais tarde em outro momento de sua vida foi preso injustamente, a identidade que o mundo coloca nele é que a sua vida acaba ali, um Preso.

Mas Deus o tornou Governador do Egito.

Davi: o Menor da casa de Jessé, Apascentador de ovelhas, quando o Profeta Samuel chega, não fizeram questão de fazer com que ele estivesse junto.

Mas Deus o mandou chamar, e o Ungiu a Rei de Israel.

Mas não acaba por aqui não, no Novo testamento, Deus não muda a sua forma de agir.

Pedro: Negou Jesus três vezes, Homem de pouca fé,

Jesus o transformou no homem que Fundou a Igreja Primitiva, ele foi Apóstolo de Jesus.

Paulo: Perseguidor dos Cristãos, era como um touro indomável.

Mas Se tornou um dos maiores Apóstolos de Jesus.

Nota-se que não foi Paulo que se converteu, mas Jesus que converteu Paulo.

Tomé: Um dos discípulos mais incrédulos, desconfiado, que andava com Jesus, mas só acreditava no que via. E Jesus o transformou em Apóstolo.

Maria Madalena: Jesus expulsou sete Demônios da vida dela, mais tarde Jesus fez com que ela fosse a primeira a Anunciar a Sua ressurreição.

Ninguém na bíblia, teve uma vida boa, até conhecer Deus.

Até mesmo Zaqueu, que tinha tudo, só teve uma vida boa, quando não teve nada, além de Jesus!

O que é ter uma vida boa?

É quando você redescobre a sua identidade em Cristo.

Um problema que os cristãos tem enfrentado, e a qual eu enfrentei por muito tempo, é a Crise de Identidade.

Quando eu era do Mundo, quando eu não conhecia a Jesus, eu me intitulava com o nome de Ninguém, Eu dizia pras pessoas que eu não era ninguém, não tinha crença, não tinha Amor, não tinha nada que me dessa uma identidade, o Mundo me fez acreditar que eu era um Ninguém.

Mas Jesus me transformou em um Alguém, é Jesus que transforma sim, Ele muda sim, ele dá identidade, ele da um chamado, mas com o passar do tempo, quando deixamos de por lenha, nos inclinamos para o homem que se chama ninguém.

Assim é representado o Homem sem Deus, “Ninguém”

Saber quem somos ou quem Jesus quer sejamos, é Crucial para uma Vida Cristã.

Os Homens de Deus da Antiga aliança também possuía esse problema. Nós nos achamos incapazes de servirmos para o Reino.

O pecado de Adão, manchou a imagem conforme a semelhança que somos de Deus.

A Semelhança que temos com Deus é a nossa maior Identidade. Porque é a relação que temos com ele, que nos ajuda a não pecar, que nos ajuda a não entrar em crise, que nos ajuda a manifestar Cristo através de nossos testemunhos!.

É a relação que temos com Deus que mostra quem somos.

Que nos da força, que nos da animo, que nos da alegria, nós temos que fazer é dar-se mais a Deus. Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais Deus tem de nós.

Quer dizer que não possuímos mais a semelhança de Deus?

Vou Explicar
A Biblia diz ao nosso respeito, que:

Somos criados por Deus, e não somente criados por Deus, mas, também, fomos feito à imagem conforme a semelhança de Deus como relata no inicio do Livro de Genesis.
Ou seja, essa é a informação que comprova, que realmente possuímos um criador, e que fomos criados a partir de sua imagem, e como qualquer criação temos um propósito.

Mas por conta do pecado, essa semelhança que temos com Deus, com o nosso criador, foi desfigurada, manchada, o pecado depravou a imagem que temos com Deus. Isso, não quer dizer que o pecado tira a semelhança que o Homem tem com Deus. O homem incrédulo por exemplo, também tem a semelhança de Deus pois ele é capaz de praticar uma boa ação, uma atitude de bondade, porquê isso faz parte dos atributos comunicáveis de Deus, isso faz parte das coisas que Deus compartilhou com sua criação.

Então, nós não perdemos a semelhança com Deus, mas a manchamos com nossas iniquidades e com os nossos pecados, com a nossa desobediência e com a nossa falta de relação com Ele.

Qual a consequência disso?

É que ao decorrer do tempo o Homem perdeu a sua Identidade e esqueceu do seu próposito.

Satanás tem roubado a identidade dos Filhos de Deus, e tem feito com que a igreja venha passar por crises e continua roubando isso da igreja até os dias de hoje.

Ai surge a pergunta:

Você já falou que Jesus quer nos dar uma identidade.

Você já falou que perdemos a nossa identidade por causa do pecado.

Você já falou que o pecado de Adão manchou a nossa verdadeira identidade.

Mas como, que a Igreja, recupera a sua Identidade?

Aí chega a parte Interessante, JESUS CRISTO.

É através de Jesus Cristo que recuperamos e Descobrimos a nossa Identidade e o nosso propósito.
Muitos estão vivendo uma identidade falsa, adotada pelo pecado, pelas crises, pelo Mundo e pelo MEDO.

Mas Deus e apresenta o seu Plano sobre a raça Humana.
Muitos insiste em reclinar-se para o pecado, em desobedecer a Deus, mas ai vem Jesus e não desiste de nós.

Deus deu o Seu único filho, para voltar a ser semelhante a Ele, e com isso, adquirirmos a salvação. Quanto mais próximo de Jesus, mais próximos ficamos de ser semelhantes a Deus. Precisamos recuperar isso!

A Biblia diz que quem está em Cristo NOVA CRIATURA É. 2CO 5:17 – As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Em 1 João 3:1 Diz que por amor do Pai foi nos concedido sermos chamados de “Filhos de Deus”, por isso o mundo não nos conhece, porque não conhecem a Deus. Agora Pois somos Filhos de Deus.

Quando a gente perde a nossa identidade a gente começa a buscar reconhecimento aonde não devemos, a crise de identidade faz com que desejamos ser aceitos em qualquer lugar. Tem pessoas que esquece que é filho de Deus. A partir do momento que você recebe a Cristo, você tem que se colocar no lugar certo, Seja filho de Deus!

Não saber quem somos é a porta para a Crise, não só de identidade mas, também a crise existencial, a Crise de fé, e tudo isso infelizmente trás como consequência a falta de esperança, desanimo, a rejeição do chamado, a vontade de desistir, a baixa autoestima, e o pior, a brecha para o Pecado.

É preciso reconhecer a Cristo e reconhecer a si mesmo. Para reconhecer a Cristo tem que ter intimidade, e para reconhecer a si mesmo tem que ter a Cristo.

Em Cristo, voltamos a ser a Semelhança de Deus, nos tornamos Filhos de Deus, somos nova criatura e se somos filhos ainda temos direito a sua herança.

Deus enviou ao nosso coração o Espirito de Jesus que clama: Aba PAI. E Assim já não somos mais servos, mas Filhos, e por sermos filhos, somos HERDEIROS de Deus através de Cristo.

Deus tem um Plano de salvação para as nossas vidas, mas o problema é que a Igreja já não sabe mais quem ela é! Tome cuidado!

É normal o crente passar por crise, é quase inevitável, mas tem Crise que por si, não sabermos lidar com ela e se torna a porta para perdemos a salvação, para deixarmos de sermos filhos.

Saiba lidar com a Crise, Ela pode ser algo normal, mas não pode se tornar parte da tua vida, é só um momento, não somos de ferro, precisamos dela pra crescer, mas muita gente tem morrido com ela.

Se ela permanecer por muito tempo na sua vida, acaba abrindo portas, brechas, e sem que você perceba vai estar morto pelo pecado.

É importante entender isso porque o Plano de Deus para sermos salvos, não inclui

Injustos, Idólatras, adulteros, efeminados, ladrões, bêbados, desobedientes, os que não querem nada com nada, não querem mudar, que vivem de Crise, os que fofocam,  mentem, caluniam, os que não possuem amor, os que desistem.

Descubra quem você é.

Você não pode ser o crente que não foi pro céu porque vivia na prostituição, ou por mentir, por roubar, por desonrar a seus pais, SUA IDENTIDADE NÃO É ESSA.

 Deus como eu redescubro a minha indentidade?

Orando, Pratique Princípios, Esteja em CRISTO.

Se você ainda não sabe quem você é, entenda que acima de qualquer identidade, és “Filho de Deus”, se coloca nessa posição. Acima de qualquer propósito, devemos buscar a herança  que nos está reservada nos céus.

As vezes você não busca como devia, não ora, não jejua, e sem perceber está  carregando o jugo da servidão. Vem a crise e reclama pelos cotovelo.

Talvez você esteja em crise agora, há anos tentando realizar aquilo que Jesus te chamou pra ser, mas não consegue porque ainda falta descobrir quem você é.
Não entender quem somos, e para que existissem, faz com que voltamos a tomar sobre nós o jugo da servidão. Gálatas 5,1 Diz que Cristo nos libertou.

Continuem, firmes na liberdade que Cristo conquistou, para não volter  a estar debaixo do jugo da servidão.

Eu não sei Orar. É orando que se aprende! Mas eu não consigo ser constante.

O Segredo para a constância é descobrir a sua identidade, redescubra quem tu és!

Saber quem somos é importante para a identidade, veja em Mateus 4

Eu quero falar do próprio Jesus, ele sabia quem era, e qual era o seu propósito. Ele é a Prova de que Cristão não deve permanecer em Crise, Jesus se conhecia.

João Batista sabia quem era, e qual o seu propósito.

Pedrão, antes de ser encontrado por Jesus, era Pescador, estava no lugar errado fazendo o que não foi chamado pra fazer, e quando verdadeiramente foi achado por Jesus, descobriu quem era, e qual o seu chamadoem Deus, mas até as suas crises o fez cometer bastante coisa que não agradou a Deus. Eu imagino Pedro entrando em Crise quando lavava as redes, mas ai chega Jesus. O Homem que tira as pessoas de suas crises.

O que levou Jesus a saber quem ele era, foi a comunhão que ele teve com o Pai,
A Confirmação de quem era Jesus está em toda a bíblia.

De Genesis a Apocalipse é manifestado a pessoa de Cristo.

No monte Deus disse aos 3 discípulos mais achegados de Jesus, em Marcos capitulo 9 “Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!”
E em Marcos capitulo 8 Jesus Pergunta aos Discípulos quem eles achavam que ele era, e Pedro levantando a vós disse ” Tu és o Cristo, filho do Deus vivo ”

Deus me disse que quando temos comunhão com ele, é facil descobrir quem somos, essas duas passagem manifesta isso, Porque Jesus tinha tanta relação com o Pai que não precisou abrir a boca para que o próprio Deus testemunhasse dele.

Logo após isso ele começou a falar que era preciso que o Filho do Homem fosse rasgado naquela Cruz e após 3 dias fosse ressuscitado.
Jesus não teve crise de Identidade, Ele sabia que era o Messias, e que sua missão era salvar o mundo, e a maior prova de que é Essencial saber quem somos está em Mateus 4,1-11

Nota que Satanás tentou provocar essa Crise em Jesus, mas quando estamos alicerçados na Palavra de Deus, temos a convicção de quem somos.

Deus esta nos chamando, para redescobrirmos quem somos.

Satanás usou a identidade de Jesus para o tentar, mas a convicção de Jesus em saber quem ele era o ajudou.

Quantas vezes Satanás vem a nós com identidades falsas, para tentar nos derrubar, tem entrado nas igrejas e moldado uma identidade falsa nela.

Olha a importância de sabermos quem somos, o próprio satanás quer nos transformar em pessoas que não somos.

Satanás não se conforma que somos a semelhança de Deus, porque ele queria ser, então, vai continuar fazendo de tudo para que você venha depravar mais ainda quem você é! Satanás esta ao nosso derredor, esperando uma crise, uma pequena crise pra te derrubar!

Mas Hoje vai ser diferente, porque na sua identidade espiritual você vai escrever que és Filho do Deus vivo.

 

Não permita que uma crise, destrua o plano que Deus tem para a sua vida!

Há ministérios mortos, pessoas que eram pra está fazendo a obra, e por causa de uma crise, causada por decepções e por coisas pequenas, estão longe de Cristo.

Deus tem dois chamados hoje, para aqueles que não conseguem fazer a obra e só precisam sabe quem são, para começar a fazer.

E para aqueles que estão totalmente perdidos e quer voltar a ser Filho.

Deus quer refazer a sua identidade espiritual. Tenha  convicção de quem você é.

Você não é um ninguém. A diferença entre você e o Ninguém.

É que você tem Deus e o ninguém tem ninguém.

Hebreus 12:7-8 diz

Suportem as dificuldades recebendo-as como disciplina Deus o trata como filhos: Ora qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos mas sim  legítimos.

 

Receba as dificuldades como disciplina, e se regozija por saber que és FILHO!
Deus te abençoe!

Por: Alexandre Gessner.

 

 

 

 

Cerca de Pra. Sidinéia

Além disso, verifique

Um intruso na festa.

Palavra do Pastor:   No dia 19 de Maio de 2018 comemoramos nossa festa de “Bodas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *